quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Todo mundo ama um abacaxi


Ao longo da história, nenhuma outra fruta (exceto talvez a manga) tem um nome bem exótico como o abacaxi. Contrariamente à crença popular, o abacaxi não é um nativo do Havaí, mas era o alimento de hardy e guerreiro como índios caribenhos (que podem ter sido canibais), vivendo na região que ainda leva seu nome. Foi amado e reverenciado por sua cultura, tanto como um alimento e um símbolo de hospitalidade.

No entanto, este não é o início da história. O conto que precisamos de saber é um dos coragem eo espírito de aventura, dessas pessoas. A planta que deu os ananas, ou fruto excelente, era uma erva que os índios Carib trouxe de volta a partir de suas longas viagens marítimas para as regiões Matto Grasso do Sul e América Central que hoje cobrem o Paraguai eo Brasil. Em suas canoas primitivas escavadas, estes homens enfrentavam os mares elevados para explorar terras distantes, invadiram os caminhos do rio e dos mares tropicais, levando para casa com eles as jóias misteriosas que encontraram nestas áreas alienígenas. O na-na, como os índios americanos chamado de fruta (fragrância perfume), foi um tal tesouro. Os ananas foi agora transplantadas para o Caribe, tornou-se a base de muitas festas e ritos indígenas, e foi mesmo usada para fazer vinho indiano. O abacaxi francês, o ananaz Português e os espanhóis ananas foi derivada desta palavra.

Tudo isso aconteceu mais de mil anos atrás. Parece haver nenhum registro da história do abacaxi a vida antes disso. Assim, essas regiões são acreditados para ser a casa da fruta.

Primeiros europeus tem um gosto do abacaxi, em 1493, quando Cristóvão Colombo desembarcou em uma das ilhas do Caribe e, com sua equipe, entraram numa aldeia Carib (deserta, ele teve sorte). Eles descobriram restos de comida (algumas partes humanos também), e frutas e legumes, que os marinheiros da amostra e encontrado para ser agradável. O abacaxi foi um deles. Porque essa fruta pareceu assemelhar-se uma pinha de fora, mas tinha um interior suave e doce como uma maçã, que prontamente chamou de abacaxi, eo nome pegou. Foi o espanhol que levou o abacaxi para Filipinas e acredite ou não, Havaí (no início do século 19). E hoje, nós nos identificamos com o abacaxi Havaí.

Em seu retorno de sua viagem, Colombo teria sido um herói, por várias razões, e não o menos importante deles foi o de abacaxi, uma grande descoberta para a doce Europa faminta. Naqueles dias, os doces não eram comumente disponível na Europa, e os frutos foram também em grande parte sazonal, não está disponível para as classes mais pobres uma vez que um precisava de um pomar para cultivá-las.

A nova fruta tornou-se uma raiva com todo mundo e deu origem a uma histeria que não diminuiu nos últimos 6 séculos. O abacaxi é ainda idéia do homem branco de suculentas frutas tropicais. Levou dois séculos para aprender a cultivá-la em casas quentes desde que a planta não pode crescer em zonas temperadas e frias. Sua doçura explosivo suculento realizada todos em transe e os royalties não foram poupados, o rei Charles II da Inglaterra posou para um retrato oficial em um ato simbólico, em seguida, do privilégio real - receber um abacaxi como um presente. Pode parecer ridículo para nós hoje, mas, caminho de volta, então ele estava perfeitamente bem. O abacaxi, em seguida, passou a se tornar o símbolo da hospitalidade, muitas vezes colocados em cima de mensagens porta para mostrar a um visitante que ele era bem-vinda e esculpida em cama de mensagens e mobiliário doméstico, a flutuar um sentimento de bem-vinda.

Talvez fosse essa reação histérica que também fez o abacaxi uma espécie de símbolo de uma mesa de jantar bem carregada. Nas colônias da Inglaterra, o único entretenimento dos migrantes tinha estava comendo na casa uns dos outros, e estes eram ocasiões para muitos momentos nostálgicos, devorando comida conforto e suspirando para voltar para casa. Então, a dona de casa teve que garantir que a tabela expressa tanto hospitalidade ela e sua criatividade, para não mencionar habilidades culinárias. Decorando a mesa tornou-se uma parte do ritual de comer, o açúcar foi regados em montes de bolinhos, flores enfeitadas as tabelas e figurinhas da China ficou alegremente entre os alimentos. Deleite visual estava competindo com delícias gourmet, e nesse meio, o abacaxi, a casa mais recente mania de volta, destacou-se como a estrela brilhante. Sua forma encantadora com um tufo de folhas emprestou-o a pensar muito criativo e, finalmente, tornou-se a peça de resistência, a ser realizada em cima de uma mesa bem decorada alimentar-laden.

Mais interessante, o fruto foi difícil conseguir fresco, por isso era disponível em cristalizadas, vidros ou pedaços embalados em calda de açúcar. A hostess que poderia colocar as mãos sobre a coisa real era de fato sorte. Assim, o Novo Mundo passou a amar o abacaxi também. Nos séculos XVII e XVIII, as imagens de abacaxi foram identificados com diversão. Havia abacaxi em forma de bolos, abacaxi em forma de moldes de gelatina, doces pressionados para fora como abacaxis pequenos, abacaxi moldado de goma e açúcar, abacaxi feitos de gelo creme, biscoitos cortados como abacaxi e formas de abacaxi criados por arranjos de outras frutas.

Cientificamente falando, o abacaxi, ao contrário das bananas, uvas ou laranjas, não pode ser comido em misturas de gelatina, uma vez que tem enzimas que quebram as proteínas da gelatina.

Para nutrição, abacaxi contêm vitamina A e C, mas a sua maior reivindicação à fama é a presença de uma enzima chamada bromelina. É um bom digestivo e anti-inflamatório. Sabe-se para melhorar os efeitos das drogas que tratar a artrite, doenças do coração e infecções respiratórias.

O abacaxi continua a fascinar o paladar de todas as pessoas, jovens, velhos, branco e colorido. Pode ser cozido, suco ou até mesmo sauted, e ainda gosto muito. Além disso, ele também empresta seu sabor ótimo para fazer carnes gosto melhor, e sorvetes sabor divino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário